apresentação
A Termomecanica apresenta a seguir, de forma clara e transparente, as realizações e os desafios que marcaram sua trajetória em 2014, com foco na área de Responsabilidade Social Corporativa, na rentabilidade e na estratégia de crescimento orgânico. Seu Relatório de Sustentabilidade busca transmitir os valores que fazem da Termomecanica uma empresa que transforma não só metais não- ferrosos, mas também a vida das pessoas.
parâmetros de elaboração
Para a elaboração do Relatório de Sustentabilidade, a Gerência de Responsabilidade Social adotou como referência os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis e a Tabela IBASE/Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Além disso, para auxiliar na avaliação do desempenho da empresa e identificar oportunidades de melhorias, esse processo também envolveu diferentes públicos e formas de abordagem:
► Confirmação de informações sobre desempenho da empresa com o corpo diretivo, quando relevante;
► Entrevistas com gestores e empregados de áreas-chave;
► Formação de grupos técnicos de áreas distintas da empresa para responder aos indicadores, sob a coordenação da Gerência de Responsabilidade Social Corporativa;
► Complementação com o Relatório de Diagnóstico emitido pelo sistema dos Indicadores Ethos da 3ª Geração;
► Confirmação de informações com documentação suporte.
Além de representar uma forma completa de análise, essa metodologia contribui para fortalecer o relacionamento da Termomecanica com seus empregados e parceiros, uma vez que destaca e divulga as ações de sustentabilidade da empresa e sua gestão empresarial.
Uma multinacional brasileira
Fundada em 1942, pelo Engenheiro Salvador Arena, a Termomecanica é uma das maiores indústrias privadas do País. Seu
corpo diretivo e gerencial está concentrado, principalmente, na matriz, em São Bernardo do Campo, São Paulo, cidade onde
estão instaladas as duas fábricas brasileiras e um dos Centros de Distribuição. A empresa também conta com um
Centro de Distribuição em Joinville, Santa Catarina, além de uma fábrica em Santiago do Chile e outra em
Tortuguitas, região de Buenos Aires, Argentina, ambas adquiridas em 2011 através da compra da totalidade
das ações da Cembrass, por empresas pertencentes ao Grupo Termomecanica.
As duas unidades latinas são resultado dos esforços da Termomecanica para aproximar a companhia das
fontes de produção de matéria-prima e aumentar sua competitividade no âmbito internacional. Líderes no
segmento de barras de latão nos dois países, em 2014 a Cembrass consolidou sua presença por meio do
desenvolvimento de novos negócios com bom potencial de mercado, tanto na Argentina quanto no Chile.
Missão
Atuar no negócio de transformação de cobre e outros metais não-ferrosos em produtos, serviços e soluções para
atender às necessidades de nossos clientes.
Visão
Ser líder no mercado nacional e ter participação crescente no mercado global.
VALORES CORPORATIVOS
► Altruísmo;
► Responsabilidade socioambiental;
► Ética e transparência;
► Competência e disciplina;
► Valorização e respeito às pessoas;
► Melhoria contínua;
► Zelo pelo patrimônio;
► Orgulho de pertencer à organização.
termomecanica
e Fundação
salvador Arena
Empresa privada, de capital fechado, a Termomecanica é controlada pela Fundação Salvador Arena (FSA), entidade sem fins lucrativos criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena, com o propósito de dar significado à riqueza do capital gerado pela empresa por meio do suporte a diversos programas sociais. Sem herdeiros e preocupado com a continuidade de seus ideais humanitários, o empresário elegeu, em 1991, a FSA herdeira universal de todo o seu patrimônio, nomeando um Conselho de Curadores formado por empregados para assumir a liderança da instituição.
Com o falecimento de seu fundador, em 1998, a Fundação Salvador Arena tornou-se então a controladora integral da Termomecanica, conferindo à transformação de metais não- ferrosos um significado ainda mais especial, afinal, o resultado financeiro da empresa ajuda, também, a transformar a sociedade. Só nos últimos dez anos, a FSA investiu cerca de R$ 370 milhões em gratuidades sociais ligadas a 580 entidades, beneficiando diretamente mais de 425 mil pessoas e, indiretamente, quase 1 milhão. Nesse mesmo período, foram capacitados mais de 500 dirigentes e técnicos sociais em cursos de gestão para organizações do Terceiro Setor, ministrados pela FSA. Em parceria com a Termomecanica, a Fundação Salvador Arena também promove projetos voltados aos empregados da empresa.
em busca de uma vida mais sustentável
Para manter a liderança de seu segmento e ter participação crescente no mercado global, a Termomecanica desenvolve estratégias com foco em seus principais stakeholders - clientes, fornecedores, comunidade, governo, empregados e familiares –, contemplando aspectos socioambientais que são decisivos para o sucesso de seus negócios e para a valorização de uma vida mais sustentável.
Além do monitoramento dos indicadores das normas ISO 14001 e OHSAS 18001, para manutenção das respectivas certificações, a Termomecanica prioriza o tema nas tomadas de decisões que envolvem desde a compra de equipamentos a reformas de áreas. A eficiência no uso dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais têm sido objetivos permanentes da Empresa, assim como a adoção de iniciativas voltadas para a saúde e a segurança no trabalho.
Princípios que são permanentes
Formalizado em 2010 com a implementação do Conselho de Administração e seus Comitês, o sistema de Governança Corporativa está em constante processo de evolução na Termomecanica. Seus princípios básicos - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – vão ao encontro da filosofia da empresa, ou seja, daquilo que ela acredita e compartilha com seus stakeholders. Por isso, a Termomecanica não tem poupado esforços para consolidar seu sistema, mesmo que o seu desenvolvimento não seja obrigatório por lei, uma vez que se trata de uma empresa de capital fechado. Um bom exemplo é o trabalho desenvolvido em parceria com a Universidade Corporativa Termomecanica, para consolidar os conceitos mais importantes relacionados ao tema. Em 2014, foram mais de 4 mil participações, sendo 1158 ligadas à Escola de Gestão. Entre os destaques, estão os cursos voltados para a Alta Direção, focando Governança Corporativa e Sucessão, uma vez que assegurar a longevidade de seus princípios e da própria organização é uma das principais preocupações da empresa.
conduta e comportamento éticos
A Termomecanica acredita que a ética na condução dos negócios é o que impulsiona seu desenvolvimento como empresa-cidadã. Por isso, a atuação da empresa está sempre adequada às exigências legais, independente de fiscalização. Além de publicar seu Balanço Anual em jornal de grande circulação e divulgar o Relatório de Sustentabilidade em seu próprio site, a Termomecanica tem um sistema de prestação de contas, avaliado por auditoria externa independente, que inclui diversas formas de divulgação, entre elas e-mail marketing encaminhado a clientes e fornecedores, além de comunicados fixados no Jornal Mural quando o público-alvo são os empregados. O diálogo e o engajamento com seus principais stakeholders são feitos de forma permanente. Com clientes e fornecedores, esse processo se dá por meio de visitas e comunicados oficiais, principalmente, além de Ouvidoria, SAC e Pesquisas de Opinião. O relacionamento com os empregados é estimulado não só pelos diferentes canais formais de comunicação existentes na empresa como também por meio de reuniões e programas específicos. O respeito mútuo é a base dos relacionamentos mantidos pela Termomecanica e expresso, inclusive, em seu Código de Ética e Conduta, cuja versão foi atualizada e amplamente divulgada em 2014. Além de reforçar os princípios da empresa, o documento aborda as práticas que são expressamente proibidas, como suborno e propina na relação com os públicos externos, sejam eles comunidade, governo, fornecedores ou parceiros. Segundo o Código, todas as atividades da empresa devem ser exercidas de forma isenta, fazendo com que as assessorias jurídica e contábil espelhem esses valores.
Práticas anticorrupção e concorrência leal
O rigoroso cumprimento da Lei sempre foi um assunto importante para a Termomecanica. Tanto é que em seu Código de Ética e Conduta está clara a posição da empresa contra corrupção ativa e passiva, orientando seus empregados a adotarem o mesmo comprometimento. Para evitar a ocorrência de atos de corrupção, a organização mantém uma área de auditoria interna responsável por esse assunto. Entre as práticas adotadas internamente, está a consulta regular ao SERASA e ao Ministério do Trabalho e Emprego (“Lista Suja”), a fim de verificar se fornecedores e clientes estão em conformidade com as exigências legais. Por meio da Política de Relacionamento com a Concorrência, a Termomecanica também conscientiza seus empregados ligados às práticas comerciais sobre a importância de atuar de acordo com os requisitos legais. Entre os aspectos tratados no documento, está o repúdio às demonstrações de defeitos em produtos ou serviços dos concorrentes, como forma de promoção da empresa. Por ser uma empresa que preza por ações éticas em relação a todos os seus stakeholders, a Termomecanica possui um Comitê de Ética responsável por apurar denúncias em geral, incluindo as de corrupção, e determinar possíveis punições sempre que forem necessárias.
Sistema de Gestão Integrado
Com o objetivo de garantir o bom desempenho de seus negócios e fortalecer o foco na sustentabilidade, a Termomecanica atua sob o Sistema de Gestão Integrado e utiliza diversos indicadores para avaliar seu desempenho. Todos os processos adotados na empresa são avaliados de acordo com as metas estabelecidas pelas próprias áreas e aprovados pela Alta Administração, que avalia mensalmente os resultados e elabora um plano de ação de acordo com as demandas. Entre os principais focos de atuação do SIG estão: Qualidade, Ambiental, RH, Financeira, Jurídica, Industrial, Suprimentos, Comercial, Engenharias, entre outras. A área de auditoria interna atua preventivamente nas operações financeiras e contábeis, de forma sistemática e continuamente, validando os controles internos e sustentando o sistema de Governança Corporativa. Paralelamente, empresas de auditoria externa são contratadas para atuar no cumprimento da legislação e na validação das demonstrações financeiras e contábeis. Por fim, a Termomecanica também promove semestralmente auditorias específicas, voltadas para a Gestão do Sistema Integrado, que garantem a eficiência dos processos desenvolvidos.
Atuando no mercado nacional e internacional na transformação de cobre e outros metais não- ferrosos em produtos, serviços e soluções, a Termomecanica tem como compromissos:
► Identificar, gerenciar e prevenir seus riscos tendo como base a responsabilidade social;
► O atendimento às necessidades e requisitos do cliente e das partes interessadas;
► A melhoria contínua do desempenho dos produtos e processos;
► A promoção da segurança e saúde das pessoas envolvidas, prevenindo lesões e doenças, melhorando as condições ergonômicas e controlando os riscos de acidentes;
► A preservação do meio ambiente e a prevenção da poluição, controlando a geração de resíduos no processo e as emissões atmosféricas;
► O atendimento da legislação e dos requisitos aplicáveis ao negócio.
► Início do programa de avaliação de desempenho para as lideranças, por meio da definição e do monitoramento de metas individuais, visando a identificar a relação competência e desempenho dos empregados;
► Intensificação de programas como a Fábrica de Líderes, com foco em ferramentas de gestão, e a Escola de Cultura, voltados aos valores organizacionais e aos princípios, além do Código de Ética e Conduta;
► Início de programas específicos para gerenciamento de talentos, voltados para o plano de sucessão, que assegure as estratégias de longo prazo e, consequentemente, a sustentabilidade da organização;
► Reuniões com 100% dos empregados para explicação do conteúdo do Código de Ética e Conduta e sua aplicação no dia a dia. Cada participante recebeu o seu exemplar e assinou um Termo de Responsabilidade e Compromisso de Adesão aos princípios abordados no documento;
► Publicação do Código de Ética e Conduta no site institucional e envio de e-mail marketing aos fornecedores e clientes, com o link do documento, para que todos conheçam e partilhem dos valores da Termomecanica.
► Reforçar o tema relacionado a valores, princípios éticos, em suas ações de comunicação;
► Inserir a consulta ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) antes da contratação de um fornecedor, como medida de combate à corrupção.
pessoas: o respeito aos direitos humanos e à diversidade
Por acreditar na riqueza da diversidade e no respeito pelas pessoas, a Termomecanica não faz qualquer tipo de distinção na hora de contratar ou de compor os cargos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento a todos, desde que atendam aos requisitos necessários. No relacionamento com os públicos externos não é diferente. A empresa busca sempre adotar uma postura que integre as preocupações com os direitos humanos à sua estratégia de negócio, evitando focar suas ações apenas na gestão de riscos para sua imagem. Desde a sua fundação, a Termomecanica acredita no desenvolvimento profissional e no acesso a oportunidades de trabalho sem discriminação ou favorecimento de qualquer natureza. A política de estímulo à diversidade reflete-se em seu quadro de empregados. O trabalho em equipe é estimulado, e é desejado que os sucessos, assim como os fracassos, sejam compartilhados, ou seja, que as ideias sejam ouvidas com generosidade e interesse genuíno.
inclusão e valorização dos jovens
Essa mesma filosofia de trabalho se aplica na gestão dos estagiários. Todas as normas previstas na Lei nº 11.788/2008 são atendidas pela empresa. Para a contratação e o acompanhamento dos estudantes, utiliza-se como critério sua formação profissional, envolvendo atividades de aprendizagem social, profissional e comportamental, de acordo com o contexto da profissão. Alocados em diversas áreas, eles têm preferência quando surge uma vaga efetiva. Em 2014, foram contratados 7 dos 14 jovens que concluíram o Estágio na TM, resultando em um aproveitamento de 50%.
O Programa de Aprendizes, realizado em parceria com o NURAP e o CIEE (para a contratação de jovens para áreas administrativas) e com o SENAI (para áreas de Manutenção), foi aprimorado em 2012, resultando no Programa de Aprendizes de Operador de Linha de Produção. Realizada em parceria com a Fundação Salvador Arena, a iniciativa beneficia jovens de 18 a 22 anos, com renda per capita máxima de um salário mínimo e meio, possibilitando a inserção no mercado de trabalho e preparando mão-de-obra para futuras posições na Termomecanica. Em 2014, a empresa contou com 90 aprendizes, sendo que 9% foram efetivados.
Outra preocupação permanente da Termomecanica é proporcionar à pessoa com deficiência o desenvolvimento de suas capacidades profissionais, com possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Elas são alocadas sempre em setores indicados por um laudo de mapeamento de risco. O foco é o talento individual, não as limitações.
Hoje, a empresa atende à cota prevista pela legislação em 100% e, embora também existam deficientes físicos e visuais no quadro de empregados, a predominância é de deficientes auditivos. Por isso, há uma tradutora de libras (Linguagem Brasileira de Sinais) permanente nas fábricas. O treinamento em linguagem de sinais é, inclusive, ministrado a grupos de gestores e empregados, para facilitar ainda mais a convivência e a integração.
desenvolvimento e carreira
Aproveitar todo o potencial interno e oferecer opções de ascensão na carreira, mantendo sua equipe sempre motivada, é um dos desafios perseguidos pela TM de forma contínua. Nesse sentido, a empresa dá preferência para os próprios empregados ou suas indicações no preenchimento de novas vagas. Por isso, elas são divulgadas inicialmente por meio do Jornal Mural e do Portal Corporativo, na intranet. O Programa de Recrutamento Interno é completo e envolve avaliação de currículo, provas escritas e práticas, entrevista e exames médicos. Em 2014, das 251 vagas abertas, 137 foram preenchidas pelo público interno graças a essa prática. Para mensurar as faixas salariais dos cargos, a Termomecanica faz comparação com o mercado, de forma a manter o equilíbrio interno e externo de remuneração. Por isso, a empresa promove ou participa de pesquisas salariais frequentemente, a fim de manter um patamar de remuneração atrativo e compatível com a perspectiva de carreira, mantendo um conjunto atraente para o desenvolvimento profissional de seus empregados. Quando o assunto é desenvolvimento profissional, a Termomecanica também se destaca. Desde 2006, a empresa realiza sistematicamente treinamentos para todos os empregados, visando à capacitação técnica e operacional, oferecendo ferramentas de qualidade, produtividade, segurança e gestão. Em 2014, foram realizadas, em média, 38 horas de desenvolvimento por empregado, tanto em cursos internos quanto externos. A eficácia dos treinamentos atingiu o índice de 90%.
tipos de treinamentos
O Programa Anual de Treinamento da Termomecanica tem como base os requisitos de formação e qualificação dos cargos, as avaliações de competências e os planos de desenvolvimento individual dos empregados. Esse sistema define os métodos para o planejamento, controle e verificação da eficácia dos treinamentos realizados, que podem ser de diversos tipos: Internos - Realizados sistematicamente no próprio local de trabalho, para os empregados recém-admitidos, como processo de integração ou como treinamento para capacitação nas atividades diárias. São ministrados por multiplicadores internos, com auxílio de check-list para orientação de conteúdo e registro. “Trilha do Conhecimento” – Implementado em 2014 inicialmente na Fábrica II, envolve treinamentos à distância, direcionados aos empregados das áreas fabris. Procedimentos, instruções de trabalho e documentos operacionais e de segurança foram adaptados para o e-learning, facilitando a leitura e possibilitando a avaliação da compreensão do conteúdo. A iniciativa permite o registro e a aprovação do gestor na parte prática, para emissão do certificado e atualização automática da matriz de polivalência. Idiomas - Para os empregados que utilizam o idioma em suas atividades ou para o desenvolvimento na organização, a Termomecanica arca de 85% a 100% do custo do curso, por dois anos, limitado ao valor de R$500,00 por mês. Em 2014, foram atendidos 17 empregados, totalizando o investimento de R$ 17.667,50 entre cursos de inglês e espanhol. Cursos Complementares - Complementam a formação e o desenvolvimento profissional e são 100% subsidiados pela empresa, desde que alinhados com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos empregados e o Programa Anual de Treinamento. Ensino Superior, Pós- graduação, MBA, Cursos de Extensão no Exterior e Mestrado - A empresa pode reembolsar até 50% do custo da faculdade e até 100% da pós-graduação, MBA, Cursos de Extensão no Exterior ou Mestrado, desde que sejam cumpridas as seguintes exigências: correlação do curso com as estratégias da empresa e com o desenvolvimento profissional para o cargo atual ou carreira do interessado; no mínimo um ano de registro como empregado (caso tenha sido aprendiz ou estagiário, este período é considerado) e autorização da Diretoria/Presidência.
universidade corporativa termomecanica
Instituição vinculada à Fundação Salvador Arena, a Universidade Corporativa Termomecanica (UCTM) tem o objetivo de oferecer ações de desenvolvimento para seus empregados, parceiros, clientes e fornecedores, com foco no desenvolvimento das competências que a empresa elegeu como essenciais para sua perpetuidade, construindo, portanto, uma ponte entre as competências humanas e as organizacionais. O programa é aberto a todos os empregados, mas a classificação depende de indicações de gestores e RH, baseadas na análise geral das Avaliações por Competência, nos Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs) e nas necessidades dos eixos de carreira e estratégias de negócio. Divididas em Gerais (todos os empregados), Gerenciais (cargos de liderança) e Funcionais (cargos operacionais e administrativos), as competências trabalhadas permitem investir nos empregados de acordo com seu eixo de carreira e complexidade do cargo. As grades de desenvolvimento da UCTM foram subdivididas com base nas Diretrizes Organizacionais em: Academia TM, Escola de Cultura, Escola de Gestão e Escola de Operações, oferecendo ações de desenvolvimento, como cursos técnicos, comportamentais, palestras e outras ferramentas de aprendizado. No total, em 2014, foram realizadas 221 ações de desenvolvimento, direcionadas aos seus principais stakeholders, com 4.141 participações e mais de 1.200 horas de treinamentos ministrados, resultando em cerca de 8 meses de plena atividade. Academia TM - Desenvolve competências para parceiros, fornecedores e clientes, de forma a atingir os objetivos de perenidade da Fundação Salvador Arena e suas controladas. Entre os temas abordados estão: Curso de Metalurgia de Não-Ferrosos, Bronze TM 23 e TM 620; Instalações de Tubos e Conexões de Cobre Termomecanica; Metalurgia Aplicada ao Cobre e suas Ligas e Atendimento ao Cliente. Em parceria com o Senai, são qualificados alunos de diversos cursos, para a utilização adequada dos produtos da empresa. Além disso, a Academia TM também promove o programa “Conhecer TM”, que possibilita aos alunos conhecer o mercado de atuação da TM e seus produtos, além de visitar o parque industrial localizado em São Bernardo. Em 2014, a Academia TM teve 918 participações, totalizando mais de 144 horas de ações de desenvolvimento para parceiros.
Escola de Cultura – Idealizada para valorizar a cultura organizacional e sua influência nas práticas do dia a dia, com o objetivo de fortalecer a filosofia, o princípio e os valores da Fundação Salvador Arena e de suas controladas. Em 2014, a Escola de Cultura realizou o “Programa Valores Corporativos”, para disseminar e aprofundar a compreensão que os empregados têm dos Valores e do Código de Ética FSA/TM. Foram realizadas 422 horas de treinamento, divididas em 98 grupos, totalizando 1734 participantes. Escola de Gestão - Promove as competências necessárias aos profissionais da Fundação Salvador Arena e de suas controladas, de forma a consolidar o modelo de gestão (processos, práticas e ferramentas), de acordo com as atividades-fim de cada instituição. Em 2014, os programas Fábrica de Líderes e Gestão por Processos, iniciados em 2013 e voltados respectivamente para os eixos gerencial e administrativo, foram aprimorados e ampliados, totalizando 78 ações de desenvolvimento em 412 horas. Escola de Operações – Visa a ampliar o conhecimento dos empregados da Termomecanica, principalmente os do eixo operacional da atividade-fim, com relação à matéria-prima, à transformação de metais não ferrosos e aos processos produtivos. Em 2014, a Escola de Operações deu continuidade ao Curso Básico de Metalurgia de não-Ferrosos e iniciou o Curso Intermediário, totalizando 13 turmas, com 268 horas de treinamentos ministrados. Educação à Distância – a Universidade Corporativa da Termomecanica disponibiliza mais de 300 cursos à distância, em formato de vídeo-aulas, organizados em oito competências e cerca de 40 subcompetências. Em 2014, foram emitidos 888 certificados para 980 cursos concluídos por 340 empregados da TM.
um ambiente saudável para todos
A Termomecanica não permite, em hipótese alguma, o trabalho escravo e a utilização de mão-de-obra infantil, tanto na organização quanto por parte de fornecedoras ou parceiros de negócios. Qualquer violação aos direitos humanos pode e deve ser denunciada, via e-mail (ouvidoria@termomecanica.com.br). Nos contratos para aquisição de produtos ou serviços, inclusive, há cláusulas de repúdio a qualquer tipo de discriminação ou forma de degradação das condições de trabalho. Quem contraria essa norma, é desabilitado da cadeia de Suprimentos da Termomecanica, e o fato comunicado ao Ministério do Trabalho. De modo geral, as relações de trabalho são valorizadas e conduzidas de forma ética e profissional. A empresa reconhece as entidades sindicais como representantes legais dos empregados, por isso busca o diálogo constante para a solução de conflitos de natureza trabalhista ou sindical, sempre zelando pelo bom relacionamento entre as partes. Esse também tem sido o desafio permanente da área de Recursos Humanos, que trabalha integrando todos os seus subsistemas, com vistas às melhores práticas de mercado aplicáveis ao negócio da companhia.
benefícios que vão além
Faz parte da cultura e dos valores da Termomecanica oferecer uma política diferenciada de benefícios aos seus empregados, sendo a maioria concedida por liberalidade e sem contrapartida financeira.
saúde, prioridade máxima
A Assistência Médica é um dos destaques do pacote de benefícios. Com mais de 5000 vidas atendidas em 2014, o plano de saúde disponibilizado para todos os empregados e respectivos dependentes legais possui coberturas que seguem o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mensalidades 100% subsidiadas pela empresa, rede credenciada nacional e sistema de reembolso para utilização fora da rede credenciada. Visando à qualidade de vida dos usuários, foram aprimorados em 2014 diversos programas em parceria com a operadora de saúde. Outro benefício de destaque é o plano odontológico. Concedido gratuitamente a todos os empregados e dependentes legais, o plano possui abrangência nacional, rol de cobertura ampliado de 93 procedimentos e coberturas adicionais, como próteses parciais e totais, coroas e restaurações em resina, entre outros. Visando a auxiliar o empregado nos processos das assistências médica e odontológica, a Termomecanica disponibiliza, em parceria com a corretora, posto de atendimento para agendamento de consultas e exames, solicitações de reembolso e liberação de exames e cirurgias. Ainda na área da saúde, o Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM) também se destacou em 2014. Por meio dele, são oferecidas aos empregados e dependentes duas opções de listas, uma com medicamentos 100% subsidiados pela Termomecanica e outra com opções de medicamentos com até 60% de desconto.
programas aperfeiçoados em 2014
PAQV (Programa Amil Qualidade de Vida): Iniciativa que estimula a prevenção de doenças e promove a saúde e o bem-estar. Foram realizadas entrevistas in company com o objetivo de identificar precocemente os riscos relacionados à saúde. UCP (Unidade de Correção Postural): Programa que atua no tratamento e na prevenção de patologias posturais. Em 2014, foi realizada a terceira turma do programa, que contou com a participação de 41 empregados. MAMÃE & BEBÊ: Programa de relacionamento e orientação para gestantes, que oferece também acompanhamento após o nascimento do bebê, até um ano de idade. Além do programa, foi desenvolvido pela área de Benefícios um informativo em que constam todos os direitos e deveres da empregada gestante. RADAR: Programa que visa a identificar os maiores usuários dos chamados eventos de baixa complexidade (consultas, exames e procedimentos), a fim de promover orientação e direcionamento aos recursos adequados. GPAR (Gestão de Pacientes de Alto Risco): Programa que identifica os beneficiários com alto risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Classifica, aloca e monitora, acompanhando-os em toda a sua evolução médica, com o objetivo de interferir de forma proativa para buscar melhoria em saúde e qualidade de vida.
qualidade de vida sempre alta
Diversos outros benefícios ligados à qualidade de vida também são tradicionais para quem trabalha na empresa. Em 2014, a Termomecanica manteve seu pacote de opções, ajudando a garantir tranquilidade aos empregados e seus dependentes: A UXÍLIO/REEMBOLSO CRECHE - Conforme previsto na convenção coletiva da categoria, a Termomecanica disponibiliza às empregadas auxílio ou reembolso creche, até que o filho complete 24 meses de vida. PREVIDÊNCIA PRIVADA - A Termomecanica oferece, a todos os empregados, planos de previdência privada complementar e contribui com 80% dos valores relativos ao benefício de renda (aposentadoria) e com 100% dos valores relativos ao benefício de risco (seguro). Além disso, o plano oferece condições técnicas e financeiras diferenciadas em relação ao mercado. TRANSPORTE - A empresa disponibiliza, gratuitamente, diversos itinerários de ônibus fretados para seus empregados. Para aqueles que residem a mais de 1,5 km das rotas dos fretados, é fornecido vale-transporte. A empresa também oferece estacionamento gratuito nas proximidades das fábricas, mediante disponibilidade de vagas. ALIMENTAÇÃO – A Termomecanica mantém restaurantes do tipo self-service em suas fábricas, com funcionamento 24 horas. Eles fornecem diversas refeições durante o dia, com controle de qualidade e adequação de cardápio para aqueles com necessidade de dietas especiais (diabetes, hipertensão e obesidade), acompanhado por nutricionistas. Como a gestão é própria, a empresa consegue melhor controle de custos e comprometimento da equipe, além de evitar o desperdício, realizando mensalmente o controle de restos e resíduos. Periodicamente, são realizados testes para o controle microbiológico dos alimentos servidos, em laboratório independente. VALE-ALIMENTAÇÃO - A Termomecanica concede a todos os seus empregados vale-alimentação com valor diferenciado em relação às práticas de mercado e 100% subsidiado pela empresa. No mês de dezembro, por liberalidade, a empresa concede o benefício dobrado, a fim de contribuir com as festas de fim de ano. CONVÊNIO COM A PREVIDÊNCIA SOCIAL - A Termomecanica mantém convênio com a agência do INSS de São Bernardo do Campo, com o objetivo de agilizar os procedimentos referentes a auxílio-doença, acidente de trabalho e aposentadoria envolvendo seus empregados.
A Termomecanica desenvolve diversos outros projetos importantes, em parceria com a Fundação Salvador Arena, que também beneficiam seus empregados: Programa Solidariedade e Luto - Presta atendimento profissional humanizado, evidenciando uma postura de respeito, solidariedade e consideração da organização ao empregado, por meio de atitudes corporativas pertinentes às circunstâncias de morte. Em 2014, foram feitos 10 atendimentos: dois falecimentos de empregado e oito de familiares. Medicamentos e Exames de Alto Custo - Viabiliza aos empregados e dependentes o acesso a medicamentos e/ou exames de alto custo que não são cobertos por programas governamentais ou pelo plano médico/odontológico corporativo. Em 2014, 14 empregados foram beneficiados: dois por meio de doações financeiras e 12 por meio de orientação e encaminhamento a programas governamentais e/ou para o plano médico. Apoio aos Empregados com Deficiência - Concede apoio financeiro e técnico para a aquisição de próteses, órteses e aparelhos especiais de alto custo, possibilitando condições favoráveis para melhorar a qualidade de vida social e profissional. Em 2014, um empregado da Termomecanica e dois empregados da Fundação Salvador Arena foram atendidos pelo programa. Programa de Auxílio Emergencial para Família (PAEF) - Visa apoiar e estimular o empregado na realização de ações solidárias, altruístas e humanitárias, por meio de orientação técnica-social e complementação financeira para o suprimento de necessidades básicas a famílias de baixa renda ou ausência de renda, em situação de vulnerabilidade e risco social. Em 2014, 365 empregados participaram do programa, ajudando diretamente 365 famílias (cerca de 1.205 pessoas).
Campanha “Voluntário Nota 10” – Orienta os empregados sobre a destinação da Nota Fiscal Paulista para entidades sociais, recomendando a doação para Organizações Não Governamentais (ONGs) acompanhadas pela FSA, por meio de visitas técnicas sociais e prestação de contas periódicas, para constatação da aplicação dos recursos. No exercício de 2014, foram arrecadadas quase 9 mil notas e cupons fiscais, doadas a quatro entidades sociais. Espaço Cultural TM (ECTM) – Possibilita acesso ao conhecimento, mantendo os empregados conectados aos principais meios de informação e a modernos métodos de aprendizado. Ocupando uma área de cerca de 1.400 m², o Espaço Cultural TM conta com internet, biblioteca, discoteca e filmoteca, salas de estudo e de projeção, além de áreas de convivência. O acervo da biblioteca física possui cerca de 4500 volumes e a discografia, 500 peças. Diversas revistas e periódicos atualizados estão diariamente disponíveis. Para acesso à internet, os empregados dispõem de 38 computadores. Jogos e as TVs instaladas contribuem para o entretenimento e a descontração, durante as pausas do trabalho. Por meio de mais uma parceria estratégica para viabilizar os objetivos educacionais da TM, os empregados têm também à sua disposição uma biblioteca virtual universitária podendo usufruir de centenas de livros de renomadas editoras, em diferentes áreas do conhecimento. O sistema online está disponível em tempo integral, gratuitamente, com ferramentas avançadas para pesquisa e recursos de acessibilidade a deficientes visuais. Extensão dos planos médico e odontológico para ex-empregados – Concede aos ex-empregados com mais de 10 anos efetivamente trabalhados na empresa e respectivos dependentes legais, extensão dos planos médico e odontológico pelo período de 6 meses após o desligamento. Concede ainda, nesse caso, somente aos ex-empregados, plano médico e odontológico por prazo indeterminado nos casos em que a soma da idade e do tempo efetivamente trabalhado na empresa seja igual ou superior a 85 anos.
destaques em 2014
► 5001 vidas cobertas nos planos de assistência médica e odontológica; ► 112 auxílios/reembolso creche realizados; ► 1839 planos de previdência privada ativos; ► 1.285.763 refeições servidas nos dois restaurantes da empresa; ► 22.011 vales-alimentação concedidos; ► 1.215 medicamentos doados. PRINCIPAIS METAS PARA 2015 ► Parceria com um clube, visando ao incentivo a atividades físicas e de lazer, como forma de integração e melhoria da qualidade de vida; ► Melhorar a percepção dos empregados e aumentar o pacote de benefícios, sem impactar no orçamento.
segurança do trabalho: por um ambiente sempre seguro
Trabalhar na Termomecanica significa frequentar um ambiente com pessoas preocupadas com as normas, as legislações e os procedimentos relacionados à segurança. Como é tradição, a empresa busca a melhoria contínua das condições de trabalho de seus empregados por meio de diversas práticas já incorporadas ao seu cotidiano, entre elas: ► Adoção da ferramenta “Corrente pela Segurança” com o objetivo da avaliação comportamental de Segurança do Trabalho, que estimula a participação ativa dos empregados na identificação de riscos, comportamentos e sugestões de correções nos postos de trabalho; ► Controle de legislação aplicável às atividades desenvolvidas na empresa; ► Processo de análise de riscos para gestão de mudanças; ► Identificação contínua de perigos e controle dos riscos; ► Análise das atividades esporádicas e daquelas realizadas por terceiros, por meio de formulário específico; ► Manutenção de sistema de emergência, com testes periódicos dos cenários mapeados, capacitação dos empregados brigadistas, rotas de fuga, kits de emergência disponibilizados estrategicamente pelas fábricas e realização periódica de simulados de emergência e abandono das áreas; ► Realização de treinamentos periódicos, tanto para atendimento legal quanto para melhoria contínua do sistema; ► Verificações periódicas do atendimento aos requisitos estabelecidos por meio de auditorias internas e externas; ► Treinamento para recém-admitidos e prestadores de serviço; ► Comitê ergonômico, responsável por implementar as melhorias levantadas nos estudos ergonômicos das atividades; ► Comunicação constante a todos os empregados, por meio de matérias nos veículos de comunicação interna e nos Diálogos de Segurança. Além de incentivar o comportamento seguro, em 2014, a Termomecanica também investiu fortemente em proteções em máquinas, treinamento e conscientização, contribuindo para que a empresa reduzisse em 20,4% a taxa de frequência de acidentes do trabalho. Os investimentos somaram R$ 2.948.775,00, aplicados em projetos como: ► Modernização do Sistema de Alarme de incêndio da FII; ► Implementação da Instrução de Trabalho de Inspeção de Segurança e da Instrução de Trabalho para Trabalho em Altura; ► Continuidade na implementação de proteções em máquinas, visando ao atendimento integral da NR-12 do Ministério do Trabalho; ► Aprimoramento do sistema de controle a emergência, adquirindo equipamentos para o atendimento das ocorrências; ► Realização de campanhas de segurança, como a SIPAT, Segurança com as Mãos e treinamento de segurança no retorno de férias de fim de ano.
os equipamentos de proteção
Quem trabalha na Termomecanica recebe todo tipo de orientação quanto ao uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI), que seguem as especificações técnicas da área de segurança. Os EPI’s são distribuídos a todos os empregados que devem fazer uso de tais equipamentos, e sua utilização é fiscalizada pelos técnicos de Segurança do Trabalho. Para a empresa, a prevenção de acidentes de trabalho passa não só pela modernização de processos produtivos e pelas melhorias na infraestrutura, mas também – e principalmente - pela conscientização da equipe sobre questões de segurança. Nesse sentido, os treinamentos são constantes, assim como a realização de eventos como a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e a manutenção de Brigada de Emergência, constituída por empregados de diversas áreas operacionais devidamente preparados para garantir o melhor procedimento em casos de emergência.
terceirizados e visitantes
Tão importante quanto a segurança de sua própria equipe é a segurança dos terceirizados. Para eles, a empresa desenvolveu um sistema específico de prevenção igualmente eficiente. Por meio do Portal Corporativo, os gestores cadastram, de forma detalhada, as atividades a serem realizadas por terceiros. Em seguida, as áreas de Segurança e Medicina do Trabalho analisam os riscos, e a área de RH analisa a documentação de vínculo empregatício. Após aprovação, são realizadas as integrações de segurança e análise de risco e APT – Alvará de Permissão de Trabalho – para a liberação dos serviços. Diariamente, as análises de risco são revalidadas pelos gestores, e os empregados são imediatamente reorientados quando detectado algum desvio. A empresa contratada tem acesso às informações por meio do gestor contratante, responsável por manter a documentação e monitorar as atividades realizadas conforme planejado e aprovado. Anualmente, todos os terceiros passam por reciclagem de integração de segurança. Os visitantes também ganham atenção especial: no momento de seu ingresso na empresa, eles recebem o Manual do Visitante, com orientações sobre os principais procedimentos de segurança e cuidados com o meio ambiente.
destaques em 2014
► 20,4 % de redução do número de acidentes em relação a 2013; ► 27,41 horas de treinamento acumulados; ► 82 % de atendimento das ações de ergonomia.
principais metas para 2015
► Promover melhorias em 75% dos perigos identificados e classificados com NPR (Nível de Prioridade de Risco) acima de 243;
► Implantar no mínimo 75% das ações identificadas na Corrente pela Segurança;
► Conscientização sobre comportamento seguro, com meta de 95%;
► Realizar o mínimo de duas horas/mês de treinamento por empregado em temas referentes à Saúde e Segurança do Trabalho;
► Reduzir em 15% o número de incidentes, a taxa de gravidade e a de frequência de acidentes.
saúde: qualidade de vida para nosso maior patrimÔnio
A Saúde de seus empregados é um dos itens de maior importância para a Termomecanica, sendo dispensado a esse tema uma atenção especial.
Com foco educativo e preventivo, foram divulgados mais de 30 comunicados com temas ligados à saúde, nos diversos veículos de comunicação interna da empresa. Cuidados de higiene, prevenção a doenças sazonais e epidêmicas, memória e sono são alguns dos textos publicados de maneira objetiva, sucinta e de fácil entendimento.
Em 2014, foram mantidas as prescrições de medicação vermífuga de amplo espectro a todos os empregados, que podiam acessá-la gratuitamente por meio do benefício de doação de medicamentos da empresa.
O Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional da Termomecanica, de caráter educativo e preventivo, incluiu palestras e eventos internos buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus empregados. Temas abordados com destaque foram:
► Prevenção de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos masculinos e femininos para os empregados e prestadores de serviços;
► Orientação sobre Tabagismo, Alimentação Saudável, Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade, Dislipidemia, Memória, Atividade Física, etc.;
► Orientação quanto a prevenção do câncer de próstata, focando não somente idade, mas também antecedentes familiares e desmistificação de algumas dúvidas frequentes e não expostas;
► Orientação quanto à prevenção dos cânceres de maior frequência na mulher, cuidados, medos e dúvidas abertas para conhecimento;
► Nas datas comemorativas a este tema de prevenção de câncer de próstata e mama, destacamos o uso, pelos empregados administrativos da Termomecanica, de vestimentas de cores alusivas ao evento;
► Promoção da correta higienização das mãos, por meio de cartazes fixados nos principais locais de acesso da empresa;
► Orientação para a prevenção de doenças como Dengue, Tuberculose, Ebola, Cálculo Renal, Febre Chikungunya, Conjuntivite, etc.;
Em 2014, a Termomecanica deu continuidade ao programa de monitoramento dos empregados com dependência química, que inclui atendimento ambulatorial, psicoterápico e internação. As avaliações obtiveram resultados positivos, sem reincidências de atendimento no ambulatório. Mediante o convênio médico, a empresa mantém contrato com instituição de saúde especializada, permitindo tratamento mais completo, específico e monitoramento a longo prazo.
avaliação de perfil de saúde
O cuidado da TM com a saúde de seus empregados começa assim que o profissional é incorporado ao quadro da empresa. No primeiro mês de admissão, a Termomecanica solicita exames de caráter preventivo, para possível definição do perfil de saúde do trabalhador. Após análise médica e com sua anuência, o empregado poderá ser encaminhado ao Programa de Alimentação Diferenciada (PAD), Programa Antitabagismo, atualização do esquema vacinal, médicos especialistas e outros. Em 2014, 254 empregados passaram por esse processo. E não é só. Os empregados portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, dislipidemia e tabagistas são orientados e/ou encaminhados para o cuidado de sua saúde e monitorados em sua adesão assim que a doença é diagnosticada, durante a realização do exame médico periódico ou ocorrência em consulta. Acompanhamentos de casos complexos são monitorados com antecipação de consultas, exames e contatos com os médicos assistencialistas, promovendo um atendimento melhor, mais rápido e efetivo.
avaliação de perfil de saúde
Programa de Alimentação Diferenciada (PAD) - Tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos empregados portadores de hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade, oferecendo orientação e dieta alimentar específica e balanceada. Eles são avaliados pelo médico do trabalho, clínica e/ou laboratorialmente, com retornos regulares ao ambulatório para controles específicos. Também são encaminhados ao serviço de nutrição do restaurante, que oferece dieta indicada no programa. Em função disso, foram servidas mensalmente 3812 dietas na Fábrica 1 e outras 830 na Fábrica II ao longo de 2014, com atendimento a 283 pessoas. Programa Antitabagismo - Promove orientações individuais sobre o vício no cigarro, seus malefícios, mecanismo de dependência, opções de tratamento e efeitos adversos da medicação e abstinência. A participação é espontânea e o tratamento é feito por meio do uso do adesivo de nicotina, oferecido gratuitamente a todos os participantes com controles semanais. Em 2014, 10 empregados participaram do Programa, sendo que 5 deles cessaram com o hábito de fumar. No total, foram distribuídas 24 caixas da medicação. Controle de Vacinação - Realizado pelo Departamento de Medicina do Trabalho por ocasião do exame periódico, efetuando controle sistemático das carteiras de vacinação dos empregados desde a sua admissão e recomendando sua atualização de acordo com o Programa Nacional de Imunização – PNI. A vacinação antitetânica é obrigatória a todos os trabalhadores, atendendo ao PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional), e a vacinação contra hepatite B para todos os brigadistas e profissionais de saúde. Programa de Ergonomia - Visa a promover a adequação dos postos de trabalho ao trabalhador por meio de modificações de layout e em processos, feitas sempre com a participação efetiva dos trabalhadores, da equipe técnica e da alta direção. Em 2014, foi concluída a quarta e última etapa do Programa, com a supervisão de consultoria especializada do Prof. Dr. Hudson de Araújo Couto, ergonomista reconhecido mundialmente pelos seus estudos e resultados. A partir de 2015, o programa será conduzido pelos comitês e diretores da Termomecanica, dando andamento às recomendações e normas técnicas.
destaques de 2014
► 100% dos diabéticos acompanhados; ► 100% dos exames periódicos realizados em sua respectiva validade; ► 100% de atendimento da meta da elaboração/divulgação de comunicados de saúde.
principais metas para 2015
► Manter o monitoramento de pelo menos 90% dos diabéticos; ► Monitorar no mínimo 90% dos dislipidêmicos; ► Elaborar e divulgar pelo menos um comunicado de saúde por bimestre; ► Realizar visitas periódicas aos postos de trabalho (médicos/enfermeiras); ► Encaminhar os empregados para realização de exames de colesterol, triglicérides e hemoglobina glicada.
meio ambiente: garantindo o futuro das novas gerações
O respeito ao meio ambiente é um comportamento estimulado e valorizado pela Termomecanica. A conscientização gradativa de todos os empregados, com relação às questões ambientais em seu trabalho e na vida familiar, foi um dos grandes avanços obtidos em 2014. Por isso, a empresa vem obtendo sucesso nas iniciativas desenvolvidas. As taxas de emissões atmosféricas provenientes dos processos produtivos, por exemplo, estão abaixo dos limites estabelecidos pelos órgãos ambientais, e todas as emissões indiretas são mapeadas quando exigidas. Para manter esse cenário positivo, a Termomecanica participa de grupos de estudo voltados à destinação de resíduos e controle de emissões atmosféricas, tanto no âmbito municipal, quanto estadual e federal. A correta destinação dos resíduos gerados por suas operações é outro aspecto importante nesse contexto. As empresas responsáveis pelo tratamento do volume gerado são previamente auditadas e qualificadas conforme procedimento interno. Paralelamente, a empresa faz o acompanhamento permanente da geração interna de resíduos, visando à sua redução. Um dos meios utilizados para isso é a Coleta Seletiva de Lixo, realizada em todos os setores da empresa, que busca garantir a correta separação e destinação dos resíduos.
um pacto permanente
O pacto com a qualidade ambiental da Termomecanica está descrito na Política do Sistema Integrado de Gestão, e seu sucesso está refletido na manutenção da certificação ISO14001. A eficácia do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) é verificada periodicamente, em auditorias internas e externas. O plano de gestão ambiental possui os procedimentos para cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à organização, gerenciamento de todos os resíduos gerados, controle de todos os seus aspectos e impactos ambientais e comunicação com as partes interessadas. As iniciativas realizadas na Termomecanica integram programas definidos pelo setor de Meio Ambiente em parceria com cada área da empresa. Todos os planos executados são monitorados para verificação do andamento e cumprimento das metas e objetivos apresentados. Além disso, são feitas reuniões periódicas de análise crítica do sistema, em que são discutidos os assuntos ambientais da empresa e alinhados os projetos propostos. A análise correta dos dados permite a tomada de ações, bem como a orientação para novos investimentos e formas de controle. É importante lembrar que o monitoramento contínuo dos requisitos legais ambientais aplicáveis aos seus processos é feito pela TM por meio de um sistema online, o que facilita a consulta de documentos durante as auditorias e visitas técnicas. A Termomecanica também possui procedimentos para controle da poluição causada por veículos internos e externos movidos a Diesel. Diariamente, é realizada uma amostragem de medições da qualidade da fumaça emitida pelo escapamento dos veículos que adentram a empresa, sendo os desvios informados ao responsável. A frota própria é rigorosamente controlada, e os veículos passam por manutenções periódicas para garantir seu bom funcionamento. A preocupação com as questões ambientais se estende também aos fornecedores da empresa, que são avaliados por suas atividades e precisam apresentar documentos ambientais que comprovem os
plano de emergência e educação ambiental
Na Termomecanica, os brigadistas são treinados por meio de simulações periódicas de emergência ambiental, que permitem a avaliação dos comportamentos adotados nas fábricas. As situações de emergência identificadas nesses processos possuem procedimentos internos de ação já definidos, para garantir a eficiência do sistema. Além do Plano de Emergência, a empresa investe também em iniciativas voltadas à educação ambiental, visando à conscientização do público interno, principalmente. Além de abordar o tema com frequência nos veículos de comunicação interna, a Termomecanica promove treinamentos, aplicados pelos supervisores, que focam no papel de cada empregado e como eles podem contribuir a partir de suas atividades cotidianas. Há temas recorrentes nesse tipo de ação, como o descarte de resíduos, o consumo consciente de recursos naturais e a poluição atmosférica. Informações mais relevantes e diretamente aplicáveis a determinadas áreas são comunicadas por meio da SIPAT e treinamentos alinhados diretamente com a área de RH, considerando a competência do empregado a ser treinado alinhada à sua atividade. O próximo passo é a criação de outras iniciativas voltadas também para os familiares dos empregados.
água e energia elétrica, dois grandes desafios
Internamente, a empresa promove treinamentos periódicos envolvendo diversos temas ligados ao meio ambiente e realiza campanhas específicas de conscientização sobre assuntos de interesse geral, como o uso racional de recursos hídricos e energéticos, além de mapear, de forma contínua, todo tipo de utilização que envolve recursos naturais. Em relação ao consumo de água, por exemplo, a empresa tem investido em novos equipamentos que possibilitam a otimização do consumo em suas operações diárias. Em 2014, os resultados foram excelentes, mesmo a Fábrica II tendo aumentado o consumo de água. Isso se deu exclusivamente em função dos processos implementados decorrentes da instalação dos novos laminadores e fresa e da Unidade de Tubos, o que estabeleceu novos indicadores a serem perseguidos a partir deste ano.
O mesmo acontece em relação ao consumo de energia elétrica. A empresa vem adquirindo novos equipamentos com melhor eficiência energética e desativando os antigos. Também está expandindo sua matriz energética, com a utilização de gás natural nos fornos industriais, uma opção muito mais econômica e mais ecológica. Em 2014, a instalação dos novos laminadores, da fresa e da Unidade de Tubos também provocou um aumento no consumo de energia elétrica e de combustível fóssil, o que já era esperado em função dos novos processos iniciados no local. É importante lembrar, também, que a taxa de emissão somente será realizada em 2015, pois sua medição é bienal.
investimentos ambientais
A importância que a Termomecanica dá ao meio ambiente também pode ser avaliada por meio de números. Em 2014, foram destinados R$ 3.677.422,00 na adequação de equipamentos e processos. As prioridades foram as reformas nas estruturas dos prédios e as instalações de equipamentos de controle e monitoramento em algumas máquinas, que consumiram R$ 3.228.000,00. Outros R$ 449.422,00 foram utilizados na investigação de passivo ambiental e análises diversas. Para 2015, novos projetos estão sendo analisados e, antes mesmo da aprovação final, é possível identificar os controles necessários, garantindo que estejam adequados antes mesmo de serem liberados para execução.
Destaques de 2014
► Redução de 20% no consumo de água na FI; ► Aumento de 21,7% nos investimentos na área de meio ambiente; ► Preparação da empresa para manutenção dos níveis de produção mesmo com até 30% de racionamento de energia elétrica; ► Realização da Semana do Meio Ambiente, com o tema: “O que temos que fazer para salvar o planeta”, com o objetivo de envolver e conscientizar os empregados e familiares sobre sua responsabilidade para com a preservação do Meio Ambiente e demonstrar o papel da Termomecanica dentro do mesmo tema.
principais metas para 2015
► Garantir a manutenção dos níveis de produção, considerando a continuidade das crises relacionadas às mudanças climáticas; ► Estimular ainda mais a redução na geração de resíduos e no consumo de água.
fornecedores: eficientes parceiros de negócios
A manutenção de um bom relacionamento com seus fornecedores é crucial para o sucesso da Termomecanica. Por isso, a empresa valoriza a formação de parcerias duradouras, baseadas no compromisso mútuo, aspecto fundamental para agregar valor e dar sustentabilidade aos negócios. Todo o processo de avaliação, qualificação e monitoração de fornecedores é realizado com cuidado, a fim de garantir que as matérias-primas e os materiais intermediários recebidos, assim como os serviços prestados, sejam fornecidos com qualidade, sem causar nenhum tipo de impacto ao meio ambiente ou riscos à saúde e à segurança das pessoas. Nesse sentido, todos os fornecedores são previamente cadastrados e apresentam documentação societária completa e atualizada pelos órgãos públicos, entre outros documentos necessários para sua homologação. Para garantir eficiência e agilidade no processo, a Termomecanica utiliza um sistema interno de gestão de fornecedores, administrado via portal corporativo, baseado em critérios técnicos e legais, por tipo de segmento do material ou serviço a ser fornecido. Fazem parte das exigências da Termomecanica: ► O estrito atendimento às especificações químicas e técnicas aplicáveis ao produto, quando for o caso; ► O cumprimento dos requisitos relativos às normas de Qualidade do produto ou serviço fornecido; ► O atendimento das normas e diretivas internacionais relativas à utilização de substâncias e/ou componentes controlados na fabricação de certos materiais adquiridos (Rohs/Reach);
monitoramento e avaliação
A empresa também faz o monitoramento do desempenho dos seus fornecedores, avaliando critérios de qualidade e atendimento das especificações, o prazo de entrega, a pontualidade, a assertividade dos documentos fiscais, além do cumprimento dos requisitos legais aplicáveis. Tudo isso, garante índices satisfatórios de desempenho:
Um aspecto importante é que os contratos de fornecimento, os pedidos de compra e os contratos de prestação de serviços possuem cláusulas específicas de repúdio ao trabalho forçado, impedimento do uso de mão de obra escrava, infantil ou em condições degradantes. Com relação aos fornecedores de sucatas, a Termomecanica possui ainda um procedimento formal que estabelece os critérios e as diretrizes relativos aos processos de compra, em cumprimento da legislação aplicável. Para aperfeiçoar o processo, a empresa também realiza visitas periódicas, visando à orientação quanto à forma mais adequada de acondicionamento, separação e classificação das sucatas, verificando as operações e as instalações utilizadas por esses fornecedores.
resultados de 2014
► Revisão do Procedimento de Gestão de Fornecedores, com a inclusão de outros segmentos de atuação e ampliação dos critérios de avaliação e monitoramento dos fornecedores de sucatas; ► Divulgação do Código de Ética e Conduta entre os fornecedores; ► Definição dos termos da Declaração de Responsabilidade Socioambiental; ► Revisão da Política de Compras de Sucatas.
principais metas para 2015
► Divulgar a Declaração de Responsabilidade Socioambiental e solicitação da declaração de conformidade e compromisso com o tema; ► Efetuar nova revisão nos critérios de avaliação e monitoramento de fornecedores; ► Implementar a Política de Recebimento de Materiais e Sucatas, para operações de transformação (Meta da área Comercial - Vendas).
clientes: relacionamento permanente
A tradição de fabricar produtos com excelência reconhecida pelo mercado também faz da Termomecanica uma referência junto aos seus clientes. Para cultivar bom relacionamento e parceria permanente, a Termomecanica mantém as equipes responsáveis pelo atendimento muito bem preparadas, por meio de treinamentos periódicos voltados, principalmente, a assuntos ligados à metalurgia, tributação e negociação. Esse tipo de iniciativa é importante, uma vez que as demandas da Termomecanica são definidas, também, a partir das necessidades de mercado levantadas, principalmente, pelos profissionais que atendem os clientes da empresa. São levantamentos feitos por meio de visitas de prospecção, comerciais e técnicas, ou mesmo visitas relacionadas aos serviços associados ao produto, além de publicações especializadas e observações dos clientes. Outra ferramenta importante para o sistema de gestão de clientes da Termomecanica é a pesquisa de satisfação. Aplicada anualmente, ela avalia aspectos como o nível de satisfação geral, atendimento comercial e técnico, qualidade dos produtos, condições comerciais, entre outros. Para dúvidas ou reclamações, o cliente conta com diversos canais de atendimento, com registro de sistema interno (SAC/SAP) e direcionamento para as áreas responsáveis. Todas as reclamações são analisadas para determinar as causas e identificar as melhores ações a serem tomadas, sejam elas imediatas ou corretivas de longo prazo. Já as pesquisas de mercado são feitas tanto por meio de institutos terceirizados – que avaliam desde market share até tendências de mercado por segmento atendido, buscando a melhoria contínua do atendimento às necessidades dos clientes –, quanto internamente, utilizando fontes primárias e secundárias, como relatórios de visitas, publicações e pesquisas na internet.
os canais de comunicação
Para solucionar qualquer tipo de dúvida, a Termomecanica conta com diversos canais de atendimento. Na área de vendas, ele pode ser feito por telefone, e-mail, Portal de Negócios B2B TM, visitas presenciais ao cliente e/ou na Termomecanica. O Portal de Negócios B2B TM merece destaque, uma vez que vem dinamizando o atendimento, facilitando o contato com o cliente. Desenvolvido para ser um canal eletrônico de compras e relacionamento, ele trouxe diversas soluções online para o cliente, entre elas: ► Realização de compras online; ► Consulta de pedidos pendentes e faturados; ► Visualização do extrato de matéria-prima (primária e/ou sucata) de forma resumida ou detalhada; ► Realização de cotações de materiais; ► Cotação de preços em tempo real; ► Realização de alteração de cadastro. Com o portal, uma cotação ou colocação de pedido agora pode ser realizada em minutos, o que garante retorno rápido às solicitações do cliente com total transparência. As manifestações também são registradas pelo Portal Corporativo, SalesForce e SAP e comunicadas de forma integrada aos responsáveis, para tratamento das solicitações. Em todos os registros de reclamações de clientes são analisadas as causas e indicadas ações corretivas, visando à solução dos problemas. É importante lembrar que o sigilo e a privacidade das informações fornecidas pelos clientes são sempre respeitados e amparados pela Política de Segurança da Informação da Termomecanica.
resultados de 2014
► 42% de aumento do número de clientes utilizando o portal B2B; ► 517 reclamações procedentes atendidas pelos canais de atendimento ao cliente, sendo 100% delas resolvidas; ► 35 % de aumento na conversão das cotações feitas via Portal B2B em vendas.
principais metas para 2015
► Aumentar, em pelo menos 10%, o número de clientes na utilização do portal B2B; ► Incluir novas funcionalidades no portal, permitindo consulta de boletos/duplicatas e de produtos que não estão no portfólio; ► Disponibilizar um formato padrão para cotações ou pedidos; ► Personalizar a visualização dos relatórios.
comunidade: laços cada vez mais sólidos
Estabelecer um forte e sólido relacionamento, mantendo abertos os canais de comunicação e realizando ações de cunho social por meio da Fundação Salvador Arena. O compromisso da Termomecanica vai além dos muros da empresa e impacta, também, as comunidades onde a empresa está inserida. A política de relacionamento da empresa está alinhada à finalidade que consta no estatuto social de sua controladora, Fundação Salvador Arena: “cooperar e envidar os esforços possíveis para a solução dos problemas de educação, assistência e proteção aos necessitados, sem distinção de nacionalidade, raça, sexo, cor, religião, ou opiniões políticas em caráter geral”. O atendimento ao público, em geral, deve ser pautado por lealdade, honestidade, seriedade, imparcialidade, justiça e receptividade, devendo ser dado tratamento adequado às sugestões e críticas porventura recebidas da comunidade.
A Fundação Salvador Arena, mantenedora da Termomecanica, empreende diversas iniciativas de cunho social e comunitário, beneficiando anualmente mais de 30 mil pessoas. São programas de apoio a projetos de organizações não-governamentais sem fins lucrativos, como abrigos infantis, creches, instituições asilares, hospitais beneficentes, centros profissionalizantes e outros organismos de fomento ao desenvolvimento social. Além disso, também são realizados programas de capacitação e formação em gestão, captação de recursos e elaboração de projetos para dirigentes e técnicos das entidades sociais e prestadas assessorias técnicas gratuitas às instituições que pretendem regularizar sua situação societária. Outro importante projeto da Fundação Salvador Arena direcionado à Comunidade é o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), que atende mais de 2.500 alunos gratuitamente todos os anos, com ensino de alta qualidade, gratuito e com 100% de recursos próprios. Compreendem a estrutura do CEFSA o Colégio Termomecanica, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica e a estrutura de apoio composta pelo Teatro Eng. Salvador Arena, o Estádio Olímpico Bronze TM 23 e o Conjunto Aquático Salvador Arena.
comunicação com responsabilidade social
Os princípios da Responsabilidade Social permeiam a filosofia de trabalho e também são evidenciados pela área de Comunicação Corporativa, em todos os seus projetos, tanto em relação ao conteúdo quanto ao formato. Sua missão é a de “criar, implementar e dar sustentação a processos e ações de comunicação social que permitem à Termomecanica manter imagem positiva e favorável junto aos seus principais públicos”. Como prestadora de serviços, a área de Comunicação Corporativa auxilia seus clientes oferecendo todo o suporte necessário para que as comunicações estratégicas sejam realizadas de forma ética e responsável. Por isso, todas as peças são revisadas cuidadosamente, para que não haja conteúdo discriminatório, preconceituoso ou desrespeitoso, inclusive em relação aos concorrentes. A empresa também utiliza a comunicação para capacitar suas partes interessadas em relação ao tema sustentabilidade. Os projetos de comunicação interna, por exemplo, reforçam comportamentos positivos por meio de informativos sobre cidadania, meio ambiente, respeito com a comunidade de entorno, cuidados com a saúde e com as finanças, entre outros. Os instrumentos também são utilizados para reforçar os comportamentos esperados com relação aos Valores Corporativos e ao Código de Ética e Conduta. A comunicação formal ocorre a partir das diretorias, gerências e chefias, descendo pela linha hierárquica até os empregados, seguindo também essas premissas básicas.
comunicação com responsabilidade social
A Termomecanica utiliza diferentes veículos para a difusão de informações internas, como: ► Jornal Mural: Divulga informações atualizadas semanalmente, com temas abrangentes ligados a cidadania, saúde, recursos humanos, qualidade, cultura e lazer, entre outros. Usado também para comunicados urgentes; ► Jornal interno “Somos TM”: Lançado em 2006, tem periodicidade bimestral, com conteúdo focado no empregado e seus familiares; ► Portal Corporativo: Contém as mesmas informações do Jornal Mural, além de versões digitais do Jornal Somos TM; ► Quadro de 8 páginas: Atualizado duas vezes por semana, permite a veiculação de mensagens de forma clara, direta e visualmente atrativas, em formato mosaico; ► Agentes de comunicação: Ajudam a repassar informações, tirando dúvidas e servindo de apoio para os pontos críticos da comunicação. São empregados comprometidos com a empresa e considerados formadores de opinião. Responsável também pelas ações de comunicação com o mercado, a área utiliza como principais ferramentas a assessoria de imprensa, os anúncios de publicidade em veículos especializados, além de feiras e eventos. Em 2014, a Termomecanica atingiu o patamar mais elevado de matérias publicadas, desde o
resultados de 2014
► Das 220 matérias publicadas, 44% foram veiculadas em mídias de grande relevância para o negócio da TM; ► 80 mensagens diferentes veiculadas nos Quadros de 8 páginas; ► Publicação de 18 anúncios, em 10 veículos impressos diferentes.
principais metas para 2015
► Dar continuidade ao projeto de implantação da responsabilidade social na empresa; ► Intensificar, por meio da Assessoria de Imprensa, o trabalho de divulgação da marca para o mercado; ► Instituir rotina de divulgação dos assuntos da campanha Cobre Essencial à Vida a fim de fomentar a importância do Cobre para a sociedade, trabalho a ser realizado em conjunto com o Procobre.
Realização: termomecanica são paulo s.a. área de responsabilidade social: Maria Luzia de Almeida, Barbara Laura Barbieri Pires, Roselaine A. A. Dantas e Pâmella C. Barcellos Soares. projeto gráfico e diagramação: cabrillano comunicação redação: arlete prieto - textos & cia. tradução: JUST TRADUÇÕES S/S Ltda.